Notícias Sem categoria

Seminário internacional discute Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde

Sem categoria - 17.03.15

Jornal do Brasil

Especialistas brasileiros e estrangeiros da área de qualidade dos serviços de saúde participam do Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde, promovido pela ONA – Organização Nacional de Acreditação. O evento acontece nos dia 7 e 8 de agosto, em São Paulo. As inscrições podem ser feitas pelo hotsite www.onaeventos.com.br.

A programação é dividida em dois eixos temáticos: cuidado centrado no paciente, no primeiro dia, e comunicação, no segundo. Entre os palestrantes confirmados estão Patricia Rutherford, vice-presidente do IHI (Institute for Healthcare Improvement), dos Estados Unidos; Sue Sheridan, diretora de engajamento do paciente do PCORI (Patient-Centered Outcomes Research Institute), também dos Estados Unidos; John Sweeney, CEO do HCI (HealthCare Informed), da Irlanda, e Paulo Sousa, da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, de Portugal.

Segundo a superintendente da ONA, Maria Carolina Moreno, a ideia é que os palestrantes compartilhem com os participantes as experiências vividas em seus países e os resultados de anos de pesquisa. “O objetivo do Seminário é discutir experiências inovadores e boas práticas, temas fundamentais para qualidade dos serviços de saúde no Brasil e no mundo”, destaca.

O comitê científico do Seminário é formado por Helidea Lima, diretora de Qualidade Assistencial da Rede D’Or, Maria Dolabela Magalhães, gerente de riscos da SPDM e coordenadora de Conteúdo do ONA Educare, e Ana Maria Malik, coordenadora do Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde da FGV-EAESP, entidade que apoia o evento.

Serviço:

Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde

Data: 7 e 8 de agosto

Local: Centro de Convenções Rebouças, São Paulo

Inscrições: www.onaeventos.com.br

Programação:

Dia 07/08/2015

Abertura – Drª Maria Carolina Moreno, Superintendente da ONA

Always events: Colocando o paciente no centro do cuidado – Pat Rutherford, Vice-Presidente do IHI (Institute for Healthcare Improvement)

Metas Internacionais de Segurança do Paciente. Experiência de implantação em Portugal – Dr. Paulo Souza, da Escola Nacional de Saúde Pública da UNL (Universidade Nova de Lisboa)

O que importa no fim? – Dr. Ricardo Tavares, diretor científico da Academia Nacional de Cuidados Paliativos

O papel do paciente na segurança do cuidado – Sue Sheridan, diretora de engajamento do paciente do PCORI (Patient-Centered Outcomes Research Institute)

Empoderamento do paciente no processo do cuidado

Talk show: Estratégias para melhor adesão ao tratamento

Dia 08/08/2015

Qual o entendimento do paciente em relação ao seu papel na segurança do cuidado – John Sweeney, CEO do HCI (HealthCare Informed)

Estratégia para disseminar cultura de segurança – Dr.ª Helidea Lima, diretora de Qualidade Assistencial da Rede D’Or

Gerenciamento de Crise: Introdução ao Planejamento e à Comunicação – Tatiana Jordão, fundadora da consultoria Crisis Response – Gerenciamento de Crises e Planos de Contingência

Os desafios da comunicação nos serviços de saúde

Comunicação entre especialistas: existe uma luz no fim do túnel?

Comunicação com o paciente

Fonte: Jornal do Brasil