Notícias Sem categoria

Curso sobre gestão de processos e controles financeiros começa hoje (23) na sede da Ahseb

Sem categoria - 23.10.14

DSC02647

Com o objetivo de apresentar as etapas, principais variáveis e controles necessários ao bom desempenho do processo financeiro em organizações prestadoras de serviços de saúde, começou na manhã desta quinta-feira, 23, e segue até amanhã, 24, na sede da Ahseb, o curso “Gestão de Processos e Controles Financeiros”. Organizado pela Universidade Corporativa (Ucas), o curso tem como público alvo gestores de processos financeiros das organizações, principalmente nas áreas de caixa e tesouraria.

De acordo com a administradora e especialista em Finanças e Controladoria, Alana Mendonça, responsável por ministrar as aulas do curso, discutir o tema é de grande relevância, sobretudo devido ao contexto de extremo risco financeiros das empresas atualmente. Ela explica que esse risco vem do próprio contexto socioeconômico em que as empresas estão inseridas, com um ciclo de prazo médio de pagamento curto e um prazo de recebimento alongado, dificultando o capital de giro.

“Por si só, a gestão do processo financeiro nesse contexto já tem uma relevância importante pra sobrevivência, pra sustentabilidade ao longo do tempo das organizações. Por outro lado a gente também tem, num contexto internacional, e num contexto nacional já se falando, uma preocupação muito grande com o atendimento às normas e exigências legais, e também a necessidade e a evolução cada vez mais da relação ética nas empresas, não só com as instituições públicas, mas também no relacionamento com o setor de produtos e serviços”, explica Alana, reforçando que isso também faz com que a área financeira tenha uma preocupação ainda maior no cumprimento às legislações, na adequação das normas internacionais de contabilidade e numa relação de maior transparência com aqueles a quem ela paga e de quem ela recebe.

“Espero que nestes dias a gente consiga, em primeiro lugar, trocar experiências, porque eu acho que também é uma expectativa de quem vem aqui; são pessoas que vivem realidades distintas, mas em muitos pontos semelhantes e discutir as melhores práticas e os melhores controles para que os processos financeiros aconteçam”, pontua a administradora.

O curso contará com uma carga horária de 16 horas, e será ministrado das 8h às 17h.