Notícias Sem categoria

CNS participa de reunião com ministro da saúde

Sem categoria - 13.06.16

interna3  CAPA

Pontos fundamentais da área de saúde foram discutidos pela Confederação Nacional de Saúde (CNS) com o ministro da pasta, Ricardo Barros, no último dia 9 de junho, em Brasília. Participaram da reunião o presidente da CNS, Tércio Kasten, os vice-presidentes Breno Monteiro, Cláudio Allgayer e Marcelo Britto, este último também presidente da Febase; o presidente da Federação Brasileira de Hospitais (FBH), Luiz Aramicy Pinto; a secretária de Atenção à Saúde – substituta, Cleusa Rodrigues; e o consultor jurídico do Ministério, Sérgio Eduardo Tapety.

Durante a reunião, o presidente da CNS entregou ao ministro o documento intitulado “Saúde de um novo Brasil”, o mesmo material que já foi entregue ao presidente interino Michel Temer. Colocou ainda em discussão alguns pontos importantes no intuito de iniciar um processo de melhoria para a reversão do cenário do setor que hoje impedem seu desenvolvimento.

A tabela SUS; o Sistema S para a saúde; o descumprimento de portaria ministerial nº 2.617/2013 que estabelece obrigação de pagamentos no máximo em 5 dias contados a partir do repasse dos valores do Fundo Nacional de Saúde para os Fundos Estaduais e Municipais de saúde; a redução de jornada de trabalho dos enfermeiros; a Lei 13.387/2016 que proíbe gestantes e lactantes de executar atividades em locais insalubres; a modernização da legislação e negociação da jornada de trabalho 12×36; terceirização de atividades; e o cumprimento de cotas de pessoas com deficiência nos estabelecimentos de saúde estiveram entre os assuntos conversados.

 Encontro com Michel Temer

aeab28c2-e27b-44e3-ba85-0894babe88ae c53d5a55-85bb-4c9b-8680-1e1e86faf144

 Ainda na última semana (08/6), a CNS, por meio do presidente Tércio Kasten, também esteve reunida com o presidente interino da República, Michel Temer, no Palácio do Planalto. Além dele, mais de 200 empresários de setores diversos da economia também participaram do encontro.

Durante a reunião, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Paulo Skaf, principal organizador da atividade, citou pontos importantes para a retomada do crescimento no país, a exemplo do não aumento de imposto, redução de juros, aumento de crédito e crédito especial para exportação. Ainda afirmou que os diferentes setores presentes representam milhões de empregos e que o caminho para restabelecer a confiança na economia brasileira é incentivar o crescimento, sem permitir que a crise política influencie nas tomadas das medidas econômicas necessárias ao país.

O presidente interino da República, Michel Temer, agradeceu o apoio das lideranças presentes, reforçando seu empenho para a melhoria do Brasil. Após o evento, os empresários almoçaram no Palácio do Jaburu, juntamente com Temer.

INTERNA2 (2)

Com fotos e informações da CNS