Notícias Sem categoria

Ahseb marca presença na segunda etapa do projeto ‘Encontro com Lideranças’

Sem categoria - 15.06.15

maisa evento

A superintendente da Ahseb e diretora da Febase, Maísa Domenech, participou da segunda etapa de discussões do projeto “Encontro de Lideranças da Saúde”, realizada no dia 9 de junho, em Porto Alegre. O evento foi promovido pela Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (Fehosul).

O primeiro encontro ocorreu em Salvador, em 12 de maio, ocasião em que gestores e profissionais da área de saúde suplementar analisaram aspectos da Lei 13.003 e RNs 363 e 364, da ANS, que tratam da contratualização dos prestadores; a RDC 36 da Anvisa, que institui o núcleo de segurança do paciente; e o novo modelo da TISS/TUSS, da ANS.  O objetivo é defender de forma abrangente os interesses dos prestadores de serviços de saúde, sobretudo diante das regulamentações de órgãos como a Anvisa, ANS e Ministério da Saúde.

Um dos palestrantes do encontro na capital gaúcha, o coordenador do Departamento de Saúde Suplementar (DSS) da Confederação Nacional de Saúde (CNS), João Lucena, chamou atenção para a importância de os dirigentes do setor conhecerem a fundo as disposições contidas nas referidas normas.

Durante as apresentações, especialistas forneceram exemplos de como a CNS vem buscando um maior equilíbrio de forças, por meio de suas federações e com a atuação da própria confederação em Brasília.

O atual cenário de crise da saúde suplementar, principalmente em relação ao relacionamento com as operadoras de planos, também suscitou discussões.

Para a superintendente Maísa Domenech, os problemas que mais afetam as entidades hospitalares atualmente é a falta de transposição de margens dos materiais e medicamentos paras taxas e diárias, que, segundo diz, é alvo de inúmeras interferências da ANS para que possa acontecer.

Sobre a crise que afeta o segmento, ela afirma que a situação tem resultado num cenário preocupante, desencadeando “incapacidade de sobrevivência”.

Quanto às exigências previstas na RDC 36 da Anvisa, que institui o núcleo de segurança do paciente,a superintendente da Ahseb diz: “Isto tem crescido ainda de forma incipiente em diversos estados brasileiros, embora seja algo inerente ao serviço que prestamos”.

Também participaram do evento o diretor executivo da Fehosul, Flávio Borges; do vice-Presidente do Sindipar e diretor Financeiro da Fehospar, Benno Kreisel; Braz Vieira, diretor-executivo da Fehoesc/Ahesc; Hernani Kruger, professor auxiliar de medicina da PUC-GO e representante da Fehoesg no DSS; e Cícero Andrade, assessor técnico da Fenaess.

maisa evento 2

Fotos: Divulgação/Fehosul