Notícias Sem categoria

Ahseb faz retrospectiva das ações realizadas em 2014

Sem categoria - 16.01.15

O ano de 2014 foi um período de grandes desafios e contínuo trabalho por parte da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb). No período, a entidade conquistou espaços e esteve imbuída em promover discussões de temas de interesse dos prestadores de serviços de saúde, sempre em prol de melhorias para a atividade no Estado.

Um exemplo disso foi a participação no Conselho Estadual de Saúde da Bahia. Neste, durante as reuniões foi defendida a revisão e a atualização da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS); estimulado e apoiado as Parcerias Público-Privadas (PPP) com maior transparência em sua realização; o combate de doenças de grande propagação como a Dengue e a mais recente Chikungunya; além de ter sido solicitada uma saúde pública com qualidade e resolutiva, e melhorias na Central de Regulação.

Outro exemplo diz respeito aos assentos conquistados pela Ahseb em outros espaços para discutir as dificuldades encontradas na área e propor novas soluções para os problemas detectados, como é o caso do Fórum Empresarial da Bahia e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (CODES).

Foi iniciado ainda, pela associação, o projeto piloto de compras hospitalares conjuntas, atuando como um facilitador no processo de compras de seus associados. A plataforma Bionexo permitiu, logo na primeira compra conjunta, alcançar a economia média de 10%, considerando os quatro hospitais que participam do projeto piloto e todas as classes de produtos cotados. A inclusão de novos associados no processo é nosso próximo passo.

Por meio da Universidade Coorporativa (Ucas) foi reforçada a realização de cursos, fóruns e palestras, com o intuito de oferecer qualificação e aperfeiçoamento aos profissionais que atuam nos serviços de saúde. Ainda nesta seara, em 2014, foi realizado também o I Congresso Nordeste Interdisciplinar de Saúde. O Projeto Caravanas foi intensificado, percorrendo regiões diversas da Bahia, através dos municípios de Feira de Santana, Itabuna, Barreiras, Vitória da Conquista e tendo sua finalização em Salvador.

Institucionalmente, a Ahseb atualizou seu estatuto e lançou sua nova logomarca, por ocasião dos 50 anos de fundação da entidade, a serem celebrados agora em 2015.

NOVIDADES – De acordo com a presidência da associação, a continuidade do fórum de discussão e o fortalecimento do debate sobre as cooperativas médicas serão umas das prioridades em 2015, visto que o impasse existente entre as entidades de profissionais e os planos de saúde vem trazendo sérios prejuízos aos estabelecimentos de saúde da rede suplementar.

Outra novidade esperada para este novo ano é um projeto para colaborar e facilitar o licenciamento sanitário das instituições de saúde, que será desenvolvido pela associação. O objetivo é minimizar pendências  e agilizar a aprovação e liberação de alvarás sanitários, seja no caso de projetos de serviços de saúde em implantação ou de estruturas já em funcionamento.

A Ucas também já está com novo cronograma de cursos para este semestre. Os primeiros estão previstos para o mês de março, trazendo como temas “Oficina de Coaching”, nos dias 6 e 7, e “Atualização para recepção: Módulos comportamental e técnico”, nos dias 13 e 14 de março. O calendário completo de atividades será posteriormente divulgado.