Notícias Sem categoria

Renovação de alvará é o principal problema dos que buscam o SOS Alvará

Sem categoria - 19.05.15

Projeto da Ahseb já formalizou os primeiros contratos

O total de 66,7% dos representantes de estabelecimentos de Saúde que declararam ter problemas com o alvará ou interesse no projeto SOS Alvará, da Ahseb, lançado no último dia 15 de abril, tem entraves com a renovação do documento. Foi o que revelou pesquisa realizada e aplicada pela associação na ocasião do evento, ocorrido no Centro de Convenções do edifício Mundo Plaza.

Ainda dentre os entraves com o alvará sanitário citados pelos presentes na consulta, 22,2% referem-se à obtenção do alvará inicial e 11,1% às dificuldades com o projeto arquitetônico. Cerca de 51,5% dos participantes tem problemas ou demonstraram interesse no serviço que está sendo disponibilizado pela entidade.

O SOS Alvará visa proporcionar às instituições de saúde assessoria para avaliação, adequação e aprovação de projetos arquitetônicos de estabelecimentos assistenciais de saúde, com vistas à obtenção e/ou renovação  de alvará junto à Vigilância Sanitária estadual ou municipal.

O projeto é uma novidade da associação para 2015 e já formalizou seus primeiros contratos. “Mais de 70% dos processos que chegam à Vigilância Sanitária de abertura de empresas da área de saúde retornam na primeira avaliação, e mais de 50% deles retornam novamente na segunda”, explica o presidente da Ahseb, Ricardo Pereira Costa, destacando a necessidade de hospitais e demais serviços de saúde terem parâmetros claros para obtenção das licenças, facilitando, também, a atuação da Vigilância Sanitária.

“A Ahseb resolveu investir neste projeto por ter percebido que este é um problema geral dentro das instituições de saúde. O alvará está sempre pendente por algum motivo e isso tem impactos, inclusive na compra de medicamentos hospitalares”, explica Maisa Domenech, superintendente da associação.

A iniciativa foi bem aceita entre os presentes no lançamento. 72,7% dos que responderam a pesquisa a consideraram positiva. Qualquer estabelecimento pode participar do SOS Alvará, sendo associado ou não, sendo que associados têm benefícios. Os interessados podem fazer agendamento  e obter maiores informações pelo telefone (71) 3082-3762.

 






Opções de privacidade