Notícias

“Um olhar para a essência das organizações de Saúde: em busca de resultados sustentáveis”

Notícias Ahseb - 22.04.19

A Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb) realiza no dia 24 de abril, no Mundo Plaza Business Center (Caminho das Árvores), a partir das 7h30, o seminário “Um olhar para a essência das organizações de Saúde: em busca de resultados sustentáveis”.

O objetivo é reunir diretores, gestores e profissionais que atuam no setor da saúde para reflexão sobre como alcançar o melhor das pessoas, colocando-as como o centro da estratégia de negócios; aprofundar o conhecimento sobre mecanismos, conceitos, ferramentas e/ou práticas para serem aplicadas no ambiente interno das organizações de saúde, tornando o ambiente saudável para trabalhar e, como consequência, gerando resultados sustentáveis.

“É muito importante a discussão desses temas para a perpetuação e sustentabilidade das instituições de saúde no mercado. Queremos focar nas pessoas, em como trazer as pessoas para o engajamento e o compromisso para obter esses resultados, sejam eles qualitativos ou quantitativos”, explicou o presidente da Ahseb, Mauro Duran Adan.

Segundo a superintendente da Ahseb, Maisa Domenech, o setor de Saúde vive um momento turbulento e desafiador. “Aliado aos importantes desafios do ambiente externo, a instituição de saúde traz no seu ambiente interno características específicas de grande complexidade, dentre outras, pela sua constituição multiprofissional e heterogeneidade de processos de trabalhos coexistentes”, destaca a superintendente.

Estão confirmados na mesa de abertura os convidados: Breno de Figueiredo Monteiro, presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde); Marcelo Moncôrvo Britto, presidente da Federação Baiana de Saúde (Febase); Raimundo Carlos de Souza Correia, presidente do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Sindhosba); Leonardo Gigliotti Barberes, membro da diretoria da Federação Brasileira de Hospitais (FBH); Roberto Sá Menezes, provedor da Santa Casa da Bahia; Iolanda Peltier Rocha, superintendente do Hospital Cárdio Pulmonar; Jorge Oliveira, diretor administrativo e financeiro da Promédica; Márcia Menezes, diretora médica do Grupo Oncoclínicas.

A integração e o engajamento da equipe, necessários para o alcance da missão e resultados da instituição, será a temática norteadora do seminário. Entre os temas a serem explorados estão: “Ciência da Felicidade: impacto nos resultados da instituição de saúde”; “Usando as competências de todo o time para alcançar a alta performance”; “O segredo das melhores empresas para trabalhar”; “Comunicação interna: reflexo na imagem e resultados da instituição de saúde”.

Haverá também debates com participação de diferentes atores que compõem e atuam no setor, além de apresentação de cases ligados ao engajamento médico (Hospital Santa Izabel), à cultura organizacional e práticas que fortalecem o negócio (Sabin) e à comunicação integrada intra-hospitalar (Hospital Santa Izabel).

O evento tem os apoios da Confederação Nacional de Saúde, Federação Brasileira de Hospitais, Federação Baiana de Saúde, Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia e HospitalMed, sendo patrocinado pela Santa Casa de Misericórdia BA – Hospital Santa Izabel; Rede LabForte; Grupo Opty (Instituto de Olhos Freitas, Instituto de Olhos Vilas, DayHORC); Sabin Laboratório Clínico; Síntese; SP Soluções Ambientais; Digisystem; Pousada da Espera; Philips; Laboratório LPC; Saúde TV.

Informações e inscrições pelo www.ahseb.com.br.

Confira abaixo declarações de alguns dos participantes que integrarão a mesa de abertura do evento:

“A iniciativa da Ahseb em realizar este seminário com a temática proposta auxilia os estabelecimentos de saúde e as entidades deste segmento a refletirem sobre a importância de realizarem as mudanças necessárias diante do cenário político-econômico atual. Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico e dinâmico, e cabe a nós pensarmos em soluções sustentáveis para o desenvolvimento das organizações.” – Breno de Figueiredo Monteiro, presidente da CNSaúde

“É uma honra ser mais uma vez convidado a participar da mesa de abertura do seminário promovido pela Ahseb. A cada ano, são debatidos temas de fundamental importância para o mercado de saúde e desta vez não seria diferente. A constante busca por resultados sustentáveis passa por inúmeras questões, desde o profissionalismo da gestão, até a conscientização e o engajamento dos colaboradores e pacientes no dia a dia das organizações. Por isso, discutirmos juntos sobre estes caminhos é essencial”. – Roberto Sá Menezes, provedor da Santa Casa da Bahia

“O seminário da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia repercute desafios internos e externos importantes enfrentados pelas instituições de saúde. As demandas são crescentes e de naturezas diversas, especialmente na busca por resultados sustentáveis. Estes resultados, inclusive, são alcançados de forma mais rápida quando se tem um olhar diferenciado para os processos desempenhados pelas próprias instituições. A reunião de gestores e profissionais coloca o tema em pauta e acrescenta com a possibilidade do debate” – Jorge Oliveira, diretor administrativo e financeiro da Promédica

“Extremamente relevante a temática trazida pela Ahseb neste evento. Pessoas são a essência das organizações e, todo trabalho realizado com os integrantes, tem reflexo significativo no engajamento destas na missão das empresas, construindo com solidez um cenário sustentável para as organizações. Não é à toa que a ONU incluiu o FIB como indicador para medir o desenvolvimento de uma nação, tendo como critérios o bem estar psicológico, acesso à cultura, proteção do meio ambiente, governança, saúde, educação e vitalidade da comunidade, ofertando uma visão mais ampla do papel das organizações no cuidado com os integrantes; pois apenas pessoas que compartilham o mesmo propósito, aculturadas com a visão e valores institucionais, se engajam verdadeiramente nos projetos e desafios.” – Iolanda Peltier Rocha, superintendente do Hospital Cárdio Pulmonar

“A incorporação tecnológica na saúde é uma realidade que cada vez mais  encontra espaços no setor, na verdade em nossa vida como um todo. Porém, nunca podemos nos esquecer que está na atuação do profissional o verdadeiro diferencial para obtenção de resultados. CAPITAL HUMANO, sem dúvida, é o maior bem de uma instituição, e certamente os resultados mais positivos estão ligados a ele, já que a atenção à saúde ainda precisa de “gente que trate de gente”. E é esse um dos objetivos deste encontro, discutir a liderança, como motivar os trabalhadores, como fazê-los atuar da melhor forma em prol da qualificação do atendimento.” – Leonardo Gigliotti Barberes, membro da diretoria da FBH