Notícias

Segurança do paciente é tema de painel em seminário da Ahseb

Notícias Ahseb - 13.03.17

O tema segurança do paciente está entre os que serão debatidos no próximo dia 23 de março, a partir das 9h, durante o seminário “O valor ao paciente no cenário de crise da Saúde Suplementar: em busca de soluções”, organizado pela Ahseb. Na ocasião, serão abordados o atual momento pós-normativas e a segurança na administração de medicação. A mesa do painel será presidida pela coordenadora pedagógica da Ucas, Alana Mendonça.

Para Alana, o tema e o foco abordados são de grande relevância. “O foco no paciente se justifica, em primeiro lugar, porque o paciente é a razão de existir da própria instituição. É para ele que os serviços estão e deveriam estar voltados. Segundo, porque acreditamos que algumas discussões e conflitos entre entidades deste mercado de saúde deveriam se equalizar se o ponto comum da discussão fosse o foco no paciente, se este fosse o foco da discussão a possibilidade de consenso seria maior”, pontua.

A profissional explica que as discussões sobre segurança do paciente vêm se intensificando em contexto mundial e também nacional desde o estabelecimento das legislações voltadas para o gerenciamento de risco e segurança do paciente. “Apesar de muitas discussões, ainda existem diversos aspectos que precisam ser debatidos e que circundam principalmente o formato da implantação e as ações necessárias para a eficácia de um gerenciamento de risco nas organizações brasileiras”, afirma.

Dentre as mudanças mais significativas nas normas que afetam os estabelecimentos ela aponta principalmente a legislação vigente, que estabelece a exigência da implantação do núcleo de segurança do paciente e a dos protocolos determinados pela Vigilância Sanitária.

O painel sobre segurança do paciente está previsto para acontecer das 9h às 11h30. Além deste, serão também serão realizados ao longo do dia painéis e palestras sobre práticas preventivas no cenário de judicialização da Saúde Suplementar, modelos de remuneração e o talk show O valor ao paciente no cenário de crise da Saúde Suplementar: em busca de soluções”, que reunirá representantes dos prestadores de serviço, consumidores, médicos e operadoras de saúde.