Notícias Sem categoria

Santa Casa da Bahia inaugura novas instalações do Ambulatório Silva Lima

Sem categoria - 08.04.16

O atual processo de expansão e qualificação do Hospital Santa Izabel registra novo avanço. Nesta segunda-feira (dia 11), às 10h30, a Santa Casa da Bahia inaugura as novas instalações do Ambulatório Silva Lima, que desempenha importante e histórico papel na rede de atendimento do Sistema Único de Saúde na capital baiana.

A unidade, que oferta 100% do atendimento ambulatorial aos pacientes do SUS, recebeu intervenções que priorizaram a prestação de uma assistência ainda mais qualificada e o aumento do conforto de pacientes e profissionais de saúde.

O novo ambulatório atenderá cerca de vinte especialidades médicas, numa estrutura com duas recepções, 24 consultórios, salas para pequenos procedimentos, espirometria e ECG digital, farmácia satélite, brinquedoteca, Serviço Social e laboratórios de análises clínicas.

Por dia serão prestadas em torno de 250 consultas. O agendamento continua sendo feito pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio de solicitação dos profissionais médicos dos postos de saúde.

Com essa iniciativa de amplo alcance social, a Santa Casa mantém sua tradição de assistir aos usuários do SUS com a mesma estrutura, procedimentos e reconhecida capacitação de sua equipe transdisciplinar – com médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem.

Na inauguração estarão presentes, além do provedor da Santa Casa, Roberto Sá Menezes, autoridades locais, irmãos da instituição secular, diretores do hospital, representantes de entidades que atuam na área da saúde, membros do corpo clínico e colaboradores do hospital.

Atendimento qualificado – O Ambulatório Silva Lima também contribui com o desenvolvimento das ações de ensino, acolhendo atividades dos alunos de faculdades de medicina e de médicos residentes, que atuam no Santa Izabel.

Os gestores e colaboradores da Santa Casa da Bahia, afirma o provedor da instituição, atuam com conhecimento e dedicação para cuidar, servir e oferecer excelência em tratamento para um número cada vez maior de pessoas.

“Estamos combatendo a carência de recursos com a profissionalização da gestão e aumento do controle de processos e de qualidade. Em todos os planos, estamos atuando com a devida serenidade e racionalidade, elevando a produtividade, reorganizando gastos e custos e reorientando ações e prioridades para assegurarmos o sucesso do negócio a médio e longo prazos”, completou Roberto Sá Menezes.

Pesquisador – Com trajetória profissional relevante, Dr. Silva Lima (1826 – 1910) contribuiu para o avanço da medicina na Bahia. A prática e ensino de suas pesquisas foram realizados no antigo Hospital da Caridade, da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, onde dirigiu serviços de clínica médica e atuou por 24 anos. Português de nascença, ele naturalizou-se brasileiro em 1862.

O Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil ressalta ainda que Dr. Silva Lima foi pesquisador, pioneiro na descrição de doenças e um dos fundadores da Escola Tropicalista Baiana, notabilizando-se pela pesquisa da etiologia das doenças tropicais que acometiam principalmente as populações pobres do país.

Em 1888, foi presidente de honra da Sociedade de Medicina da Bahia. Também presidiu o Conselho Geral Sanitário da Bahia, desde sua criação em 1901 até o ano de 1907, quando se retirou por motivo de saúde, recebendo então o título de presidente honorário daquela instituição.

*Com informações da assessoria de imprensa/Santa Casa