Notícias Sem categoria

“Projeto SOS Alvará” será lançado pela Ahseb no dia 15 de abril

Sem categoria - 30.03.15

Visando colaborar com a obtenção do licenciamento sanitário das instituições de saúde, a Ahseb lançará no próximo dia 15 de abril, às 14h, em sua sede, no Caminho das Árvores, o “Projeto SOS Alvará”. A ideia é proporcionar às instituições de saúde – filiadas ou não da associação – consultoria para avaliação, adequação e aprovação de projetos arquitetônicos de estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS), com vistas à obtenção de alvará junto à Vigilância Sanitária estadual ou municipal.

O projeto é uma novidade da associação para 2015. “Mais de 70% dos processos que chegam à Vigilância Sanitária de abertura de empresas da área de saúde retornam na primeira avaliação, e mais de 50% deles retornam novamente na segunda”, explicou o presidente da Ahseb, Ricardo Pereira Costa, destacando a necessidade de hospitais e demais serviços de saúde terem parâmetros claros para obtenção das licenças, facilitando, também, a atuação da Vigilância Sanitária.

“A Ahseb resolveu investir neste projeto por ter percebido que este é um problema geral dentro das instituições de saúde. O alvará está sempre pendente por algum motivo e isso tem impactos, inclusive na compra de medicamentos hospitalares”, explica Maísa Domenech, superintendente da associação, completando que, entre as implicações da falta ou dos problemas com o alvará estão ainda o não credenciamento junto às operadoras de saúde, a não participação de licitações, além do estabelecimento poder ser fechado.

Sabendo a importância do tema, recentemente a associação promoveu um curso, por meio da sua Universidade Corporativa, com o objetivo de desenvolver a competência e a habilidade de avaliar e contribuir na elaboração e adequação dos projetos arquitetônicos. Intitulado “Alvará Sanitário – Sua empresa está preparada?”, o curso foi ministrado pela engenheira civil Márcia Duarte, especialista em Arquitetura em Sistema de Saúde e em Vigilância Ambiental em Saúde.