Notícias Sem categoria

Projeto piloto da Ahseb quer transmitir cursos da Ucas via Web

Sem categoria - 18.11.15

Iniciativa ainda está em fase experimental. Primeiro teste foi realizado com a transmissão do curso Gestão de Processos e Controles Financeiros para Vitória da Conquista e Itabuna

Um projeto piloto da Ahseb visando transmitir online os cursos realizados pela Universidade Corporativa (Ucas) para o interior do estado já está sendo colocado em prática pela associação. O primeiro teste foi realizado no último mês de outubro, com a transmissão do curso Gestão de Processos e Controles Financeiros para o Hospital Samur, em Vitória da Conquista e para a Santa Casa de Misericórdia, em Itabuna.

O projeto ainda está em caráter experimental. De acordo com a coordenadora pedagógica da Ucas, Cileda Azevedo, a ideia da ferramenta é possibilitar a quem está assistindo a aula à distância uma total interatividade com o pólo de origem da transmissão, podendo realizar perguntas e obter respostas do facilitador em tempo real.

“Para a UCAS a ferramenta é um grande avanço na disseminação do conhecimento para todo o Estado quebrando todas as barreiras e dificuldades que até então enfrentávamos devido à distância de alguns associados”, afirma Cileda, explicando que o maior desafio desse projeto é conscientizar o aluno e a empresa da facilidade da ferramenta, de como ela ajuda a diminuir as distâncias levando conhecimento online a qualquer região.

Embora ainda sejam necessários ajustes, a ideia já vem recebendo elogios. “Achei a iniciativa fantástica. Pode ajudar a diminuir custos, dar oportunidade de mais pessoas participarem sem sair do município de origem e fazer o conhecimento chegar a mais pessoas. É preciso aprimorar, mas estou torcendo para que dê certo. No interior, na maioria das vezes, não temos a oportunidade de sair da cidade para participar, então a iniciativa é fantástica e espero que vá adiante”, aponta Lúcia Dórea, gerente administrativa do Hospital Samur. A opinião é compartilhada pelo diretor administrativo-financeiro da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, André Wermann. “É maravilhosa a ideia de distribuir on line esse material de potencial e qualidade”, elogiou ele.

Para o presidente da Ahseb, Ricardo Pereira Costa, a ideia é mais uma forma de aproximação com os associados. “Nosso estado é muito grande. Muitas vezes cidades mais distantes possuem poucos serviços e pelo custo não seria possível levar um curso da Ucas para turmas com poucas pessoas. Quanto mais conhecimento pudermos proporcionar melhor, assim conseguimos manter as pessoas atualizadas, com cursos de ponta e de forma mais barata”, explica ele, reforçando ainda que a medida além de aproximar mais a Ahseb dos locais, reduzirá também os custos que as instituições teriam ao enviar os profissionais para a capital, a exemplo de passagem, hospedagem, entre outros gastos.

Outros testes do projeto ainda serão realizados para analisar diversos aspectos técnicos e, posteriormente, avaliar a viabilidade da sua implantação definitiva.