Protocolos de notificação de exames laboratoriais positivos para Covid-19 foram tema de reunião promovida pela Associação de Hospitais e Serviços de Saúde da Bahia (AHSEB) junto à Vigilância Sanitária. Participaram do encontro o presidente da AHSEB, Mauro Adan, a superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde (SUVISA), Rivia Mary de Barros, seu assessor, Raoni Andrade Rodrigues, a coordenadora da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), Ana Claudia Nunes, o diretor do Sindicato dos Laboratórios Clínicos e Patológicos do Estado da Bahia (Sindlab-BA), Clóvis Figueiredo, e o presidente da Rede LabForte, Jaime Lima.
A reunião teve como objetivo estreitar a relação dos laboratórios e hospitais com o poder público, de forma a tornar mais consistente e constante o compartilhamento de informações acerca de exames laboratoriais positivos para Covid-19 com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB). “Acreditamos que esse protocolo de notificações pode ter um fluxo mais eficiente, e o encontro aconteceu com a intenção de tornar isso possível”, comentou Mauro Adan.
Uma das resoluções tomadas durante o encontro está na realização, no próximo dia 8 de fevereiro (terça-feira), às 14h, do Webinar Notificações no sistema e-SUS Notifica para Associação de Hospitais e Serviços de Saúde da Bahia e Laboratórios da Rede Privada. Com palestra a ser ministrada por Daniele Ribeiro, do Grupo de Trabalho Covid-19 da DIVEP, a videoconferência é voltada para equipes de gestão e técnica de hospitais e laboratórios de análises clínicas.