Notícias

Oportunidade do Turismo da Saúde para a Bahia será tema de sala exclusiva na 13ª Convenção

Notícias Ahseb - 16.07.19

O ‘Turismo da Saúde’ é um dos temas em evidência na agenda internacional da saúde suplementar por se tratar de uma das áreas com maior potencial de crescimento no setor. Durante a 13ª Convenção Brasileira de Hospitais (13ª CBH), que ocorrerá em Salvador nos dias 1º e 2 de agosto, o mesmo será abordado numa sala exclusiva do Centro de Convenções do Gran Hotel Stella Maris e abordará as oportunidades para o estado da Bahia. A programação será no primeiro dia do evento, às 14h30.  

A palestra será conduzida por Danielle Nogueira, que é consultora de negócios internacionais em saúde, fundadora da 1ª plataforma de turismo de saúde do Brasil e ex vice-presidente da Associação Mundial de Turismo de Saúde e Bem Estar (2017-2018). O espaço foi pensado especialmente pela Ahseb, que vem realizando estudos para desenvolver ações que vinculem os dois setores por meio da oferta de serviços das instituições a pacientes que chegam de outros países ou mesmo de outros locais fora do Estado, e buscam conciliar necessidades de saúde e lazer.  A palestra, portanto, focará na realidade do mercado baiano, que hoje conta com uma moderna rede hospitalar, composta de 411 hospitais, sendo 354 deles privados.

Estima-se que 3% da população mundial viajará, internacionalmente, para cuidados de saúde e tratamentos médicos, segundo dados do Visa and Oxford Economics. O turismo de saúde movimenta US$ 439 bilhões/ano, com perspectiva de 25% de crescimento para a próxima década.
Entre os procedimentos mais procurados por esses turistas – que gastam em média entre 3,5 mil e 5 mil dólares por visita – estão cirurgias plásticas, cardiológicas, oftalmológicas e de redução do estômago. Além disso, também há demanda por tratamentos nas áreas de oncologia, cardiologia e de reprodução assistida; check-ups e tratamentos variados.
No ranking mundial da Medical Tourism Índex da Global Healthcare Resources, o Brasil se encontra no 22° lugar entre os principais destinos internacionais de pessoas que viajam à procura de tratamento médico especializado de qualidade, melhores custos e prazos que atendem também a sua necessidade de conhecer e fazer turismo em um novo país. Inscrições: convencaofbh.com.br