fbpx

Notícias

Liderança e comunicação são destaques em programação de evento da Ahseb

Notícias Ahseb - 25.04.19

As variadas temáticas e enfoques que englobam a liderança e a prática da comunicação nas organizações de saúde foram assuntos em destaque nas abordagens feitas por palestrantes e debatedores na tarde desta quarta, 24, no seminário “Um olhar para a essência das organizações de saúde: em busca de resultados sustentáveis” realizado pela Ahseb no Mundo Plaza Business Center, Caminho das Árvores, em Salvador (BA).

Os dois painéis que integraram a grade trouxeram exemplificações, testemunhos e aplicações diretas de ambos os conceitos e dos resultados que proporcionam quando são bem aplicados e bem direcionados pelas organizações. A exploração dos componentes dos dois paineis, tanto o “O segredo das melhores empresa para trabalhar” quanto o “Comunicação interna: reflexo na imagem e resultados da instituição”, foi feita de forma dinâmica, com ingredientes de humor, ludicidade e dinamismo, o que prendeu a atenção dos presentes.

“Nesse mundo tão virtual de de hoje, precisamos gostar de gente, pegar na pele, no pulso do paciente  e estimular lideranças para estarem sempre perto”, comentou o presidente da Ahseb, Mauro Duran Adan, que presidiu a mesa do primeiro painel, o qual teve como palestrantes a diretora da ABRH Brasil e diretora executiva do GPTW PE/AL, Danielle Maciel Brandão, e a diretora executiva e CEO do Laboratório Sabin de Análises Clínicas, Lídia Abdalla. Mauro Adan ainda questionou sobre o valor do contraditório num trabalho de equipe, sendo este um grande desafio. “Se você não permitir que o liderado te influencie, você não é líder. Precisamos valorizar, nas nossas relações na empresa, o contraditório”.

Danielle Maciel Brandão: “O líder precisar estar todo o tempo se pondo à prova. Cada atividade que se faz não é pontual, é planetária”.

Lídia Abdalla: “é preciso conciliar o crescimento, o lucro e os objetivos da organização com os anseios, os desejos e os sonhos dos colaboradores”

A jornalista e doutora em Comunicação e Saúde, Fabiana Franco, trouxe conceitos básicos do processo de comunicação para fazer um recorte do atual cenário das mídias digitais e sociais, em que todos são consumidores e ao mesmo tempo produtores de conteúdo, e o quanto que isto mudou a lógica do acesso à informação. No painel “Comunicação interna: reflexo na imagem e resultados da instituição”, Franco pontuou exemplos e casos muito comuns dentro das organizações, trazendo para a realidade das que atuam no setor da saúde.

O case apresentado pela diretora administrativa do Hospital Santa Izabel, Mônica Bezerra, sobre comunicação integrada intra-hospitalar, também exemplificou aos presentes caminhos e soluções encontradas pela instituição a partir dos seus próprios desafios. O painel foi seguido por debate mediado pela superintendente da Ahseb, Maisa Domenech, e trouxe outros elementos como a influência na reputação das empresas e como lidar com o whatsApp no ambiente organizacional.

A jornalista Fabiana Franco abriu o último painel do dia, quando apresentou o conceito de “prossumidores” , junção entre produtores e consumidores de informações. O que as pessoas se tornaram hoje, com a era das redes sociais.

Desafios do Hospital Santa Izabel com o case sobre comunicação integrada intra-hospitalar apresentado pela diretora administrativa da instituição, Mônica Bezerra.

Debate mediado pela superintendente da Ahseb, Maisa Domenech, teve ainda as participações da assessora de comunicação da Fundação José Silveira, Gabriela Rossi; da sócia diretora da Agência ATCom, Suely Temporal, e do diretor regional Nordeste do Grupo Opty, Marcello Ceotto Palermo.

*Fotos de Edson Ruiz






Opções de privacidade