Notícias Sem categoria

Hospital Santa Izabel realiza cirurgia pioneira no Norte Nordeste

Sem categoria - 18.03.15

Uma mulher de 52 anos foi submetida no Hospital Santa Izabel (HSI) a um procedimento cirúrgico, tromboendarterectomia pulmonar, considerado inédito no Norte e Nordeste do país. Durante a intervenção, realizada de forma integrada pelas equipes de cirurgia torácica e cardíaca do Santa Izabel e com a participação de profissionais médicos da Kerchhoff Klinik, da Alemanha, foram retiradas da paciente placas do interior das artérias.

De acordo com o cirurgião responsável pela intervenção, Iury Melo, a artéria pulmonar que foi desobstruída causava na paciente uma sobrecarga no coração. A tromboendarterectomia pulmonar é utilizada como método bem estabelecido e com resultados operatórios favoráveis para aliviar a hipertensão pulmonar nos casos de tromboembolismo pulmonar crônico.

Os trombos que obstruíam a artéria pulmonar que dava acesso ao coração foram retirados com sucesso. A intervenção durou cerca de sete horas. “A cirurgia envolveu grande aparato de equipamentos tecnológicos e cerca de um ano de estruturação e planejamento no HSI, envolvendo a dedicação e o comprometimento das equipes de cirurgia cardiovascular, chefiada pelo Ricardo Eloy, e de cirurgia torácica sob chefia de Sérgio Tadeu”, diz Iury Melo, que passou três meses se aperfeiçoando na Alemanha.

O médico afirmou ainda que no último dia 10 outro paciente passou por um procedimento similar no centro cirúrgico do Hospital Santa Izabel.

Histórico de pioneirismo – Fundado em 1549, como Hospital da Caridade, o Hospital Santa Izabel tem acreditação plena em segurança do paciente e gestão integrada e é pioneiro no diagnóstico cardiopatia congênita na Bahia. Também foi o primeiro hospital do país a realizar pesquisas para a cura da doença de Chagas. “O Hospital Santa Izabel disponibiliza à comunidade baiana tecnologia avançada aliada a alta capacitação de sua equipe profissional, proporcionando atendimento integral e multidisciplinar”, acrescenta o provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Roberto Sá Menezes.

Fonte: Saúde Online/Grupo Mídia