As instituições de saúde possuem enormes montantes de informação sobre a condição e o histórico de seus pacientes, bem como documentos administrativos, financeiros e assistências, todos arquivados em papel, tornando o seu acesso e compartilhamento ineficaz.
Partindo deste cenário e, a fim de otimizar o atendimento ao paciente, ao corpo clínico e as mais diversas áreas de uma instituição de saúde, o setor vem buscando investimento em plataformas que possibilitem maior eficiência em seus processos, facilidade e agilidade no acesso as informações e uma forte integração com sistemas de gestão, permitindo que o usuário tenha em uma única interface acesso aos dados que necessita.
No país, as instituições já estão se adequando a esse modelo, dando um passo importante em direção à digitalização, mas não se trata apenas de digitalizar papéis, mas sim, garantir o acesso rápido ao prontuário médico, exames laboratoriais e até mesmo de imagem, concentrando todos esses dados em uma única plataforma permitindo que o acesso e o compartilhamento dessas informações sejam feitos de maneira mais eficiente e automatizada.
“Como resultado, é importante pontuar a satisfação do paciente em obter suas informações quando precisa e a produtividade e assertividade na tomada de decisão com o acesso imediato ao protuário de seu paciente pelo corpo clínico,”, explica Thelma Bruzadin, Country Manager da Hyland no Brasil.“Além destes pontos, as instituições de saúde se beneficiam com grande redução de custos inerente a melhor gestão da informação e automação de seus processos”.
Dentro deste cenário já contamos com grandes instituições que vem se adequando a esta modelo, como é o caso do Hospital Samaritano, Santa Helena Assistência Médica e Hosptial Sírio Libanês. Além destes, recentemente, a Hyland, criadora do Onbase, firmou contrato com o Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), e Hospital Oswaldo Cruz, de São Paulo, para a adoção da plataforma que levará estas instituições a um novo estágio evolutivo na busca pelo hospital digital.
“Com o contrato recém-fechado conosco, inicialmente o Dona Helena passará a digitalizar seus documentos a fim de garantir o acesso aos prontuários eletrônicos com maior facilidade, enquanto o Oswlado Cruz pretende otimizar os processos internos, contribuindo para maior qualidade, transparência e segurança de suas informações”, destaca Paulo César Lima, gerente de Vendas da Hyland.
Com a adoção da plataforma única Onbase, essas instuições passarão a possuir toda a informação em formato digital, disponível ao profissional, no formato e momento certo, com o suporte a assistência, operação , backoffice e gestão.
Sobre o OnBase, criada pela Hyland:
OnBase é uma plataforma empresarial que unifica informações para o gerenciamento de conteúdo, processos e casos, auxiliando as organizações a administrar documentos e dados, e simplificar operações de negócios. Integrado às aplicações de negócios do dia dia, o OnBase fornece acesso instantâneo às informações críticas quando e onde estiver. A solução abrange toda a companhia, sendo possível adaptá-la a todos os departamentos. OnBase disponibiliza a informação necessária otimizando tempo por meio de acesso via mobile, nuvem ou no local. Para obter mais informações sobre o OnBase, acesse: OnBase.com.
Fonte: Saúde Business