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Gestão de Compras como Diferencial Competitivo nas Organizações

Objetivo: Proporcionar conhecimento sobre gestão de compras através de teoria, exemplos e atividades práticas (cases), de forma que os participantes consigam compreender e aplicar como o setor de compras estratégico pode ser um dos diferenciais competitivos nas organizações.

Carga horária: 8 horas             Horário das aulas: 08:00h às 12:00h

Público-alvo: Profissionais de compras e suprimentos, estudantes, empreendedores e profissionais da área de logística

Data: 28 e 29 de Outubro de 2022

* Data sujeita a alterações, dependendo do ponto de equilíbrio (relação custo/nº de inscritos)

Metodologias Ativas que serão utilizadas  

Exposição de vídeos e slides, estudo de casos, quizzes e dinâmicas

 

Curiosidades sobre o tema abordado Você sabia que área de Compras pode agregar valor às Empresas?

A área de compras tradicional é vista como um setor que tem a finalidade de realizar processos operacionais e tarefas de rotina, normalmente baseada em trabalho burocrático e inflexível. Ao longo do tempo este paradigma vem sendo modificado, o profissional da área de compras tem ganhado mais espaço nas empresas, fruto das ações que geram vantagens competitivas para as organizações: uso de tecnologia para redução do tempo de resposta, interação dos processos e decisões assertivas, ações de redução de custos e através das parcerias estratégicas com fornecedores.

Dicas de como fazer a gestão de compras:

– Capacite seus funcionários
– Padronize o cadastro dos produtos
– Utilize software eficiente
– Otimize a gestão de estoques
– Estabeleça um canal de comunicação ativa com a área de vendas
-Tenha um bom relacionamento com todos da cadeia
– Monitore a qualidade dos produtos e dos fornecedores

Conteúdo Programático Módulo 01:

– Conceito e entendimento:

• Cadeia de suprimentos / supply chain;

• A função de procurement;

• Vantagem competitiva;

– A evolução do papel de compras;

– O setor de compras tradicional e estratégico;

– O papel do setor de compras como agregador de valor na organização;

– A metodologia Strategic Sourcing na área de compras;

– O perfil do profissional de compras e suas principais responsabilidades;

– Fluxo: Procedimento operacional de aquisição:

• Planejamento:

  1. Produção empurrada e puxada;
  2. Filosofia Lean;
  3. Abastecimento just in time;
  4. Efeito chicote;
  5. Gestão de compras x estoque;

• Ordem / Pedido de compra;

• Follow up dos pedidos de compras;

Módulo 02:

– Gestão de fornecedores:

• Qualificação / Seleção de fornecedores;

• Avaliação e monitoramento dos fornecedores;

• Reavaliação dos fornecedores;

– Negociação em compras;

– Indicadores internos para gestão da área de compras;

– Ações que distanciam compras do enfoque estratégico;

– O perfil do profissional do futuro;

– O futuro do supply chain e o papel estratégico da área de compras nas organizações:

• As principais tecnologias para compras 4.0;

• A metodologia Strategic Sourcing na área de compras;

– Princípios éticos na área de compras;

Relevância do tema para a área de saúde  

A eficiência do setor de compras é fator estratégico para qualquer instituição de saúde.

 

Importância do profissional se atualizar sobre este tema  

Diante das novas tecnologias e novas metodologias para a gestão de compras, os profissionais precisam estar constantimente atualizados para que garantir a saúde do negócio por onde atualarem.

 

Aplicação imediata do conteúdo do curso  

O profissional de compras, suprimentos ou supply chain poderá aplicar os conhecimentos adquiridos no curso de imediato na sua organização. Através do curso, terá uma visão clara e sistêmica de como a área de compras estratégica pode tornar a sua empresa mais competitiva. Poderá verificar quais as qualidades necessárias do profissional do futuro e fazer seu plano de autodesenvolvimento. Conhecerá a importância do alinhamento com o setor de vendas e entenderá melhor sobre demanda/necessidade de estoque através de planilha eletrônica disponibilizada.

 

Ana Aurea Santana

Sócia da Inteligir Consultoria Estratégica Ltda. Formada em Administração de empresas pela UCSAL, curso de extensão em gestão por processos pela UFBA, pós graduada em Controladoria para gestão dos negócios pela UNIFACS e em Logística pela Ruy Barbosa (DEVRY). Atuação na área de gestão estratégica da cadeia de suprimentos há mais 15 anos, 22 anos de experiência no setor da saúde em diversas áreas, como por exemplo, facilites, processos legais, custos variáveis, planejamento estratégico, cadeia de suprimentos (suply chain), incluindo a armazenagem e transporte.

Auditora interna em gestão integrada – SGI (9001:2015, 14001:2015 e OHSAS 18001:2007) e Norma PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos).

Sala virtual a ser divulgada

Associado AHSEB – R$ 232,00 | Associado COREN – R$ 261,00 | Não Associado – R$ 290,00
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