UCAS

Gestão Comercial em Serviços de Saúde

Objetivo: Compreender todos os componentes que integram a gestão estratégia comercial das instituições de saúde, favorecendo o estabelecimento de políticas comerciais conforme market share estabelecido.

Carga horária: 8 horas             Horário das aulas: 08:00h às 12:00h

Público-alvo: Gestores Comerciais, Dirigentes, Analistas de Faturamento, Médicos e Proprietários de Estabelecimentos de Saúde.

Data: 15 e 16 de Dezembro de 2023

* Data sujeita a alterações, dependendo do ponto de equilíbrio (relação custo/nº de inscritos)

Metodologias Ativas que serão utilizadas  

Aulas expositivas, estudos de casos, videos, quizzes e dinâmicas.

 

Curiosidades sobre o tema abordado  

As 08 principais características de um bom gestor comercial são:

1 – Visão estratégica do negócio.

2 – Senso de posicionamento.

3 – Atenção aos concorrentes e as variações do mercado.

4 – Capacidade de desenvolver equipes de alto desempenho.

5 – Habilidade para liderar e inspirar.

6 – Desenvoltura informacional.

7 – Bom controle sobre os processos e pessoas.

8 – Disposição para trabalhar sob pressão.

 

Conteúdo Programático Módulo 1

  • Compreendendo os mercados: financiador (SUS / operadoras / particular), consumidor, concorrentes, órgãos reguladores e fornecedores;
  • Estabelecendo política de preços: honorários médicos, medicamentos e materiais hospitalares, diárias e taxas e OPME – órteses, próteses e materiais especiais;
  • Estabelecendo formas de remuneração: fee for service, capitation, bundled service, DRG -Diagnosis Related Groups e empacotamentos;
  • Acompanhando níveis de burocratização estabelecidos pelas operadoras e seus respectivos custos e/ou outros impactos: formas de habilitação de consumidores, processos de emissão de autorização (pré/durante/pós atendimento), auditoria de contas hospitalares, etc.

Módulo 2

  • Gerenciando os contratos e estabelecendo os indicadores;
  • Compreendendo a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados pela ótica dos relacionamentos comerciais com as OPS – Operadoras de Planos de Saúde;
  • A importância do sistema de gestão informatizado e seu cadastramento;
  • Estabelecendo quadro de indicadores para gestão comercial.
Relevância do tema para a área de saúde  

Necessidade constante da revisão da estratégia comercial de clínicas, hospitais e outros estabelecimentos da área da saúde:

• O atual cenário econômico impactado pela pandemia da COVID-19;

• A LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados e os impactos na relação comercial com os planos de saúde;

• O quadro de redução do número de usuários de planos de saúde;

• O aumento da expectativa de vida;

• Novos modelos de remuneração

 

Importância do profissional se atualizar sobre este tema  

A compreensão dos fatores que afetam a política de atuação comercial da clínica/hospital e outros estabelecimentos da área e a consciência das medidas a serem implementadas são importantes diferenciais que destacam este profissional.

 

Aplicação imediata do conteúdo do curso  

Ao final do curso, o participante estará habilitado para identificar os pontos de revisão na política comercial das instituições de saúde, frente aos desafios apresentados.

Luciano Braz

Administrador de Empresas (UMES/SP), possui MBA em Gestão de Saúde (FGV/RJ), é pós – graduado em Controladoria e Finanças (FTC/BA) e em Capacitação Avançada em Administração (UFBA/BA). Possui mais de 20 anos de experiência na gestão de clínicas e hospitais e como auditor de programas de Acreditação Hospitalar. Atuou como diretor da AHSEB – Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia. É consultor-master da PLANOS CONSULTORIA. Atua como professor de cursos de pós-graduação e conferencista.

Sala virtual a ser divulgada

Associado AHSEB –  R$ 208,00

Associado COREN –  R$ 234,00

Não Associado – R$ 260,00

Aceitamos cartões de crédito e parcelamos com a taxa da administradora.

Descontos a partir de 3 inscrições.

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