Feliz dia dos Pais!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você sabia que o Brasil é o único país do mundo a comemorar o Dia dos Pais no segundo domingo de agosto? Essa comemoração não tem data fixa mundialmente e vários foram os motivos que fizeram os diferentes países instituírem uma data para homenagear os papais.

As origens desta comemoração remontam ao início do século XX, quando a data foi institucionalizada nos Estados Unidos, que comemoraram pela primeira vez em 19 de junho de 1910. A sugestão foi de uma moça chamada Sonora Louis Dodd, que quis homenagear seu pai, William Jackson Smart, um veterano da guerra civil americana que, após a morte da esposa, teve que criar sozinho Sonora e os outros filhos. A homenagem ocorreu no dia do nascimento do pai e o gesto acabou por mobilizar muitas pessoas a fazer o mesmo tipo de homenagem.

Por aqui pelo Brasil, o Dia dos Pais foi instituído a partir de 1953, por ideia do publicitário Sylvio Bhering. O então diretor do jornal O Globo, aproveitando uma população predominantemente católica, lançou a campanha para que fosse comemorada a data em 16 de agosto, dia de São Joaquim – pai de Maria e avô de Jesus.

Fontes:

*Site Super Abril. Link: https://super.abril.com.br/sociedade/qual-e-a-origem-do-dia-dos-pais/

*Site Brasil Escola. Link: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-dos-pais-1.htm