Objetivo: Desenvolver a competência interpessoal para gerir as complexas relações nas instituições de saúde com eficácia e humanidade. O objetivo é que os profissionais compreendam e apliquem os valores primordiais para uma convivência construtiva, culminando na melhoria imediata da dinâmica de trabalho, na redução de conflitos e na entrega de um atendimento ao paciente inigualável.
Carga horária: 8 horas Horário das aulas: 08:00h às 12:00h
Público-alvo: Profissionais que atuam ou queiram atuar em instituições de saúde.
Data: 23 e 24 de Janeiro de 2026 * Data sujeita a alterações, dependendo do ponto de equilíbrio (relação custo/nº de inscritos)
Curiosidades sobre o tema abordado:
• Você sabia que o baixo índice de resiliência e o esgotamento emocional entre profissionais da saúde (temas abordados no Módulo I) estão diretamente ligados a uma taxa de turnover até 40% maior? Isso não só eleva custos de recrutamento e treinamento, mas também compromete a continuidade do cuidado ao paciente.
• Estudos apontam que a falha na comunicação (má interpretação ou falta de escuta ativa, conforme o Módulo II) é a principal causa-raiz de eventos adversos e erros médicos em até 80% dos casos graves. Dominar a Comunicação Não violenta (CNV) e a paralinguagem não é apenas sobre ser educado, mas sim uma ferramenta de segurança do paciente que salva vidas ao garantir a clareza e a precisão das informações clínicas.
• A inteligência social e a empatia (foco do Módulo I) aplicadas no atendimento humanizado não só melhoram a satisfação do paciente, como podem ter um efeito fisiológico mensurável. Pacientes que percebem um comportamento proativo e empático por parte da equipe demonstram maior aderência ao tratamento e, em alguns casos, relatam uma percepção de dor reduzida e tempos de recuperação potencialmente mais rápidos.
Conteúdo Programático:
Módulo 01
• Arquitetura das relações interpessoais em instituições de saúde.
• Inteligência social no atendimento.
• Gestão emocional.
• Comportamento proativo e empático.
• O poder da autoestima e o equilíbrio mental.
• Atitude de resiliência e a qualidade de vida no trabalho.
Módulo 02
• Comunicação não violenta no presencial e no digital para melhorar a eficácia no desempenho e resultados compatíveis com as metas das instituições de saúde.
• A prática da escuta ativa.
• Atos e gestos na conduta profissional.
• A mídia corporal e o potencial de informações contidos na paralinguagem.
• A tecnologia viva do diálogo.
• Os pressupostos da educação para a convivência.
Relevância do tema para a área de saúde:
O atendimento humanizado na saúde é essencial para garantir que os pacientes se sintam respeitados, acolhidos e compreendidos em seu momento de maior vulnerabilidade.
Importância do profissional se atualizar sobre este tema:
Estamos vivendo momentos de muita tensão social, emocional, desgaste físico e mental, principalmente no que se refere aos ambientes de saúde. Desenvolver a gestão pessoal é imprescindível para lidar com as nuances da própria personalidade e aplicar no processo relacional, assim como refletir sobre posturas adequadas, autocontrole, ampliar conhecimentos sobre estratégias de convivência e sobrevivência no âmbito pessoal e profissional. Esse aprendizado leva a desempenhar com mais consciência e competência o papel funcional na instituição de saúde.
Aplicação imediata do conteúdo do curso:
Melhoria na qualidade do atendimento, no desenvolvimento de habilidades emocionais, no aprimoramento de competências profissionais e na implementação de práticas humanizadas.

ANIETE GÓES
• Pedagoga
• Psicopedagoga Lúdica
• Consultora em Desenvolvimento Humano com ênfase em Instituições de saúde.
• Facilitadora da Arte de Viver em Paz/UNIPAZ
• Educadora emocional em ambientes institucionais de alto estresse.
• Escritora com livros publicados no Brasil, Argentina e Portugal.
Associado AHSEB – R$ 208,00
Associado COREN – R$ 234,00
Não Associado – R$ 260,00
Aceitamos cartões de crédito e parcelamos com a taxa da administradora.
Descontos a partir de 3 inscrições.