Santa Izabel é o único hospital brasileiro premiado em evento de sustentabilidade hospitalar na Suíça
O Hospital Santa Izabel (HSI), da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, conquistou o terceiro lugar no IHF Awards 2025, prêmio de alcance mundial promovido pela International Hospital Federation (IHF), em Genebra, na Suíça. O reconhecimento celebra iniciativas de excelência em sustentabilidade e inovação na área da saúde. Esta edição reuniu mais de 700 projetos de 38 países. A entrega do prêmio que teve o HSI como único hospital brasileiro entre os finalistas ocorreu ontem (dia 12) durante o 48º Congresso Mundial de Hospitais, em Genebra, na Suíça.
O hospital baiano se destacou, antecipando em cinco anos sua meta de redução de 50% nas emissões de gases de efeito estufa, um esforço alinhado à campanha global Race to Zero da ONU. Com um histórico de avanços sustentáveis, o Hospital Santa Izabel tem se empenhado em reduzir o impacto ambiental de suas operações. Em nove anos, o consumo de água foi reduzido pela metade, enquanto o uso de energia renovável, como solar e eólica, cresceu de forma estratégica.
A significativa redução de 88% no desperdício de óxido nitroso, gás com efeito de aquecimento global 300 vezes maior que o CO2, também reforça o comprometimento da instituição com práticas mais responsáveis. Além disso, ações sustentáveis foram integradas à cadeia de suprimentos do hospital, desde o uso de materiais biodegradáveis até parcerias com cooperativas de reciclagem.
“Esta conquista é fruto do nosso compromisso institucional com a responsabilidade ambiental. É mais um estímulo para seguirmos progredindo nesse processo atual que coloca a saúde no centro da questão climática”, afirmou José Antônio Rodrigues Alves, provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, ao destacar o compromisso da instituição com o bem-estar das pessoas.
Para Mônica Bezerra, diretora de Tecnologia, Infraestrutura e Logística da Santa Casa da Bahia, esse reconhecimento internacional reafirma o propósito da Santa Casa de cuidar de pessoas e estimular a dignidade. “Ser reconhecido em um palco global reforça o papel da Santa Casa como agente de transformação e inspiração para o setor”, disse a diretora.
Fernando Lira, coordenador de Sustentabilidade Ambiental do HSI, destaca que o excelente desempenho no prêmio internacional, que reconhece soluções ambientais em instituições de saúde, reflete a dedicação contínua do Santa Izabel em reduzir de forma efetiva e contínua os impactos ambientais na área da saúde.