Notícias

Seminário aponta tendências e caminhos para instituições no Brasil do futuro

Notícias Ahseb - 26.11.18

Presenças no auditório superaram as metas

Membros da mesa solene: representatividade para a saúde suplementar no país

Os principais desafios, perspectivas e alternativas para as instituições de saúde garantirem a sobrevivência e a promoção da saúde no Brasil do futuro estiveram em debate no seminário promovido pela Ahseb na última quinta, 22, no Mundo Plaza Business Center.

A programação incluiu temas considerados indispensáveis para a pauta dos estabelecimentos nos últimos tempos. Desde a adequação e investimentos em processos, tecnologia e sistemáticas até as formas de remuneração, conectividade e cooperação. O evento trouxe novidades para o mercado também, como o protocolo de intenções para implantação do turismo de saúde na Bahia e o lançamento da 13ª Convenção Brasileira de Hospitais, que ocorrerá em Salvador nos dias 1 e 2 de agosto do próximo ano.

A abertura oficial do evento contou com as principais representações do setor na Bahia e no país. Compuseram a mesa solene o presidente da Ahseb, Mauro Duran Adan; o secretário do Turismo, José Alves Peixoto Júnior; o presidente da CNSaúde, Tércio Kasten; o presidente da Fenaess e presidente eleito da CNSaúde, Breno Monteiro; o presidente da FBH, Luiz Aramicy Bezerra Pinto;o presidente da Febase, Marcelo Britto; a diretora da rede hospitalar da Sesab, Tereza Paim, representando o secretário Fábio Vilas Boas; o conselheiro Evandro Gouveia, representando a presidente, Teresa Maltez; o provedor da Santa Casa de Misericórdia, Roberto de Sá Menezes.

Segundo presidente da Ahseb, Mauro Duran Adan, instituições precisam acompanhar as mudanças no cenário, para influenciá-las

Segundo Mauro Adan, presidente da Ahseb, que abriu o evento e deu as boas vindas aos presentes, a importância de se trazer estes temas para serem debatidos é porque as instituições precisam compreender as mudanças, se adequar a elas e, mais que isso, influenciá-las. “Precisamos ser agentes influenciadores para que possamos construir um cenário promissor. E essas mudanças precisam alterar os rumos das nossas instituições, na forma de o gestor pensar e agir”. O presidente da Febase, Marcelo Britto, destacou a grande representatividade do evento pelas presenças que ali estavam para falar da relevância das discussões propostas.

Presidente da FBH, Luiz Aramicy Bezerra Pinto, anunciou a 13ª Convenções de Hospitais em Salvador

Luiz Aramicy Bezerra Pinto, presidente da FBH, em sua fala, anunciou que Salvador será sede da 13ª Convenção Brasileira de Hospitais, numa parceria entre a entidade e a Ahseb. “A nossa missão é termos a consciência de defender a saúde, e assim, o cidadão e a cidadã brasileira. Temos nos empenhado em desempenhar esse papel como entidade de defesa da iniciativa privada”, reforçou. A diretora da rede hospitalar da Sesab, Tereza Paim, destacou a importância da valorização do profissional médico e da parceria com o Estado. “O governo está atento e sabe que precisa de parcerias para cumprir metas, crescer e oferecer assistência de qualidade”.

PROGRAMAÇÃO – A programação do evento incluiu dois paineis e duas palestras. Os paineis foram abertos por palestras que forneceram abordagens do tema a ser explorado e inspiraram os debates. A formação das mesas redondas priorizaram diferentes olhares, e foi composta por representantes de atores diversos que compõem ou transitam pela saúde suplementar.

O primeiro painel trouxe uma abordagem mais geral, que permitiu a contextualização do tema central do evento com o painel “Instituições de saúde: repensando e transformando para sobreviver”, tendo como palestrantes o diretor de projetos e novos negócios, Christian Hart, e o gerente de relacionamento da SP Data, João Paulo Salgado Gonçalves.

Christian Hart falou sobre acreditação, qualidade e melhoria dos processos para se repensar e se transformar as instituições

 

João Salgado falou sobre como a tecnologia pode contribuir com as instituições nesse cenário de mudanças

A mesa redonda que se formou a partir das colocações foi mediada pelo jornalista Jefferson Beltrão, convidado da Ahseb especialmente para a ocasião, e foi composto pelo diretor técnico assistencial do Hospital Santa Izabel, José Ricardo Madureira de Almeida; presidente executiva do Grupo Sabin Medicina Diagnóstica, Lidia Abdala; secretário-geral da Federação Brasileira de Hospitais, Adelvânio Morato – além dos dois palestrantes. Cada debatedor fez colocações iniciais. Todos responderam perguntas da plateia e do próprio Jefferson Beltrão.

Jefferson Beltrão fez a mediação do debate do primeiro painel

Debatedores do painel “Instituições de saúde: repensando e transformando para sobreviver”

O segundo painel teve como palestrante o CEO da 2iM Inteligência Médica, Cesar Abicalafe, que fez uma comparação bem pontuada dos modelos de remuneração vigentes, com um descritivo que apontou o sistema de pagamento, o recomendado, a facilidade de implantação, os pontos fortes e fracos de cada um deles. O debate que foi aberto a seguir foi mediado pela superintendente da Ahseb, Maisa Domenech.

Cesar Abicalafe foi o palestrante do segundo painel da grade, “Modelos de remuneração: cenário em evolução e reflexos”: “Independente do modelo, todos deverão ter uma parte vinculada à qualidade ou valor”

Debatedores do painel sobre remuneração: superintendente executivo – gestão de rede referenciada Bradesco Saúde S/A, Paulo Prado Júnior; diretora de negociação e relacionamento com prestadores da Amil, Graciema Bertoletti; diretora técnica do Hospital Jorge Valente, Eliane Noya; CEO da 2iM Inteligência Médica, Cesar Abicalaffe; superintendente da Ahseb, Maisa Domenech (mediadora); diretora administrativa do Hospital Santa Izabel, Mônica Bezerra;diretor comercial e marketing do Grupo Opty, César Cunha e o diretor da Apure Seguros, Marcelo Simões.

As duas palestras ocorridas exploraram novos aspectos e alternativas para o mercado: a conexão direta entre prestador e consumidor e o turismo da saúde.

O diretor responsável pelo núcleo de saúde corporativa da ABRH-Brasil e coordenador da FGV/SP, Luiz Edmundo Rosa, proferiu a palestra “Conexão direta prestadores e consumidores: repensando a saúde suplementar”.

Danielle Nogueira, fundadora e CEO da Alianza Global Healthcare, proferiu a última palestra, intitulada “Turismo da Saúde: oportunidade de mercado para as instituições prestadoras de serviço”.

Presidente da Ahseb, Mauro Duran Adan, e secretário do Turismo, José Alves Peixoto Júnior, integram a mesa da última palestra e falaram do protocolo de intenções assinado para criar condições institucionais de se implantar o turismo da saúde na Bahia