Notícias

Para todas as mães!

Notícias Ahseb - 09.05.19

No Brasil, o Dia das Mães foi instituído pela Associação Cristã de Moços, em maio de 1918, sendo oficializada pelo presidente Getúlio Vargas no ano de 1932. Em 1947, a data passou a fazer parte também do calendário oficial da Igreja Católica como integrante do chamado “Mês de Maria”, associando a figura da mãe de Jesus à de todas as mães pelo dom de gerar um novo ser para o mundo.

A origem dessa celebração universal dedicada às mães remete ao início do século XX, quando uma jovem norte-americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em depressão. Amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. A comemoração se alastrou por todos os Estados Unidos e ganhou proporções.

Mas, você sabia que a mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica? Pois é. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Réia, a Mãe dos Deuses.

Em outras partes do mundo, a comemoração é feita em dias diferentes. Na Noruega é comemorada no segundo domingo de fevereiro; na África do Sul e Portugal, no primeiro domingo de maio; na Suécia, no quarto domingo de maio.

Feliz Dia das Mães a todas as mães!

Outras curiosidades podem ser no site História Digital, neste link: https://historiadigital.org/curiosidades/10-curiosidades-sobre-o-dia-das-maes/

O Brasil Escola também traz informações bem interessantes. Link: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-das-maes.htm