Notícias

Oportunidades do turismo da saúde para a Bahia é tema na 13ª Convenção

Notícias Ahseb - 05.08.19

Associados e representações da Ahseb integram programação apresentando case, como moderadores e presidente de mesa

A capacidade e qualificação dos serviços e do corpo técnico; a estrutura e os equipamentos disponíveis, as condições da malha aérea (e conexões viáveis) são fatores que favorecem o turismo da saúde numa localidade, segundo a consultora de negócios internacionais de saúde, Danielle Nogueira, que também é fundadora da primeira plataforma de turismo de saúde do Brasil. Conforme explanou Danielle durante a 13ª Convenção Brasileira de Hospitais, a Bahia tem total condições de ser pioneira para desenvolver a atividade que hoje movimenta cerca R$ 439 bilhões por dia no mundo.

A exposição ocorreu durante o painel “Oportunidade do turismo da saúde para a Bahia”, pensado exclusivamente pela Ahseb para tratar do tema durante o evento e teve o provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes, como presidente de mesa. Participaram ainda o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fausto Franco, e o presidente da Ahseb, Mauro Duran Adan.  Segundo declarou Franco, o Estado tem interesse de estar próximo do setor por acreditar que contribui para o desenvolvimento da Bahia. “Queremos estar participando da construção desse processo de implantação da atividade na Bahia por acreditar que é um investimento estratégico para o setor”, disse o presidente da Ahseb, Mauro Adan.

Foto: Cômodo/Ag. Riguardare – Comunicação FBH

Uma apresentação de case do Hospital Santa Izabel também compôs a programação da 13ª CBH. Ações adotadas nas etapas da cadeia de suprimentos, como no planejamento de estoque, compras, qualificação de fornecedores, logística interna, gestão de farmácia e administração de medicamento foram mencionadas na apresentação “Contribuição da Gestão de Suprimentos na construção do Hospital 4.0”, feita pelo gerente de suprimentos da unidade, Rafael Castro. O debate deste painel foi moderado pelo diretor médico do Hospital Aliança, Álvaro Nonato.

Debate na sala atendimento Foto: Cômodo/Ag. Riguardare – Comunicação FBH

Raimundo Pinheiro, conselheiro regional de Medicina da Bahia, moderou debate após palestras com foco nos impactos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Já a superintendente da Ahseb, Maisa Domenech, conduziu debate após palestras sobre unificação de dados de saúde, telemedicina e o futuro da gestão da saúde.

Debate moderado por Maisa Domenech aconteceu na sala resultado Foto: Cômodo/Ag. Riguardare – Comunicação FBH

O presidente da Febase e vice da CNSaúde, Marcelo Britto, moderou os questionamento após painel com palestras sobre implantação de modelos de remuneração baseados em valor e saúde baseada na entrega de valor. Custeio e precificação do DRG e influência do Sistema de Informação na gestão hospitalar foram temas presentes no debate conduzido pelo superintendente executivo-gestão de Rede Referenciada da Bradesco Saúde S/A, Paulo Prado Jr. Além das palestras, os painéis contaram com apresentações de cases referentes às áreas.

Marcelo Britto moderou debate na sala qualificação   Foto: Cômodo/Ag. Riguardare – Comunicação FBH

A presidente do Sabin, Lídia Abdala, também apresentou case hospitalar na convenção  Foto:Cômodo/Ag. Riguardare – Comunicação FBH