Notícias

Notícia e redes sociais na saúde são discutidas em meeting de comunicação

Notícias Ahseb - 19.09.18

Representantes da imprensa, assessores de comunicação, profissionais da área de marketing e administração estiveram reunidos na sede da Ahseb nesta terça-feira, 18/9, participando do Meeting de Comunicação em Saúde realizado pela associação por meio de sua Universidade Corporativa (Ucas). O encontrou abrigou o 3º Fórum de Comunicação e Saúde e trouxe para debate temas relevantes para atuação na área, além de viabilizar a troca de experiências e aprimoramento em ferramentas e técnicas relacionadas às redes sociais.

Os participantes receberam as boas vindas do presidente e da superintendente da associação, Mauro Duran Adan e Maisa Domenech, além da assessora de comunicação da entidade e diretora da Cannal de Ideias em Comunicação, Carla Ferreira Moraes. O primeiro momento do evento contou com um debate com profissionais da imprensa sobre a abordagem da notícia da saúde e os desafios na área.

Primeiro a falar, o diretor geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Flávio Gonçalves, sinalizou a importância de se abordar o tema nas tvs públicas e o espaço dado pelo veículo para documentários voltados à área de saúde e prevenção de doenças.

O repórter especial e colunista da Tribuna da Bahia, Adilson Fonseca, exemplificou a evolução no acesso às notícias na área, explicando a necessidade do jornalismo também mostrar as situações negativas em busca de melhorias.

Para o diretor executivo e publisher do site Diagnóstico Web, Reinaldo Braga, a notícia passou por diversas transformações desde a TV até o advento das redes sociais, sendo necessário se adaptar a e esta realidade. “A notícia hoje é multicanal e pode ser compartilhada por diversos mecanismos de difusão”.

O papel do rádio em levar informação e conscientização às pessoas e o desafio diário de trazer temas novos foi abordado pela repórter e apresentadora do Metrópole Saúde, Stephanie Suerdieck. “Quando a gente fala de prevenção e cuidado, faz o indivíduo olhar para si”, explicou.

O debate foi mediado pela representante da comissão diretora da Abracom/BA e diretora geral da Lume Comunicação, Cristina Barude. A Abracom/BA foi apoiadora no evento.

Redes sociais – As particularidades, tendências e oportunidades das redes sociais na área de saúde fizeram parte do segundo momento do meeting. O assunto foi abordado pelo especialista em Inteligência e Comunicação Digital, Hegel Vieira Aguiar, e pela especialista em Design da Comunicação Visual e em Gestão de Mídias Sociais, Paula Dultra.

Hegel trouxe aos presentes informações sobre a jornada do autocuidado dos brasileiros hiperconectados. Em sua explanação falou sobre o comportamento de busca dos usuários e como ser uma marca mais útil no segmento de saúde, buscando sempre levar informações relevantes, preventivas e capacitadoras.

Paula trouxe a prática das redes sociais, com dicas de postagens e programas. Falou ainda sobre a importância de trazer este tema para discussão. “A comunicação em saúde aqui em Salvador ainda é muito deficitária, as instituições ainda não têm pessoas da área dentro delas e essa visão mais geral como a que conseguimos trazer – tanto de mídia tradicional quanto de redes sociais – é importante também para as pessoas saberem como pedir, o que pedir, o que ter de conteúdo”, sinaliza.