Notícias

Instituições de saúde e Planserv darão retorno sobre integração de sistemas

Notícias Ahseb - 15.08.19

Representantes das empresas desenvolvedoras de softwares de gestão das instituições de saúde e do Planserv/Qualirede estarão nesta quinta, 15 de agosto, às 14h, na sede da Ahseb, Caminho das Árvores, dando retorno sobre a possibilidade de implementação da integração entre os sistemas de informação dos prestadores e do plano de saúde.

O prazo foi estabelecido no último dia 11 de julho, em reunião realizada pela associação, quando se fixou entre os presentes o período de 30 dias para o Planserv/Qualirede viabilizar os testes e a retirada de dúvidas junto aos desenvolvedores, dando andamento ao que vinha sendo tratado junto ao Ministério Público Estadual como parte das demandas a serem resolvidas. Na última audiência ocorrida no MPE em 17 de julho, os representantes do plano de saúde voltaram a ratificar que a solução em relação à biometria ainda estaria pendente e se comprometeram a acompanhar os testes, mesmo que parciais.

O objetivo da integração entre sistemas é minimizar o volume de processos internos e retrabalhos pelas instituições de saúde para atendimento aos usuários da assistência. Esta será a quarta reunião sobre o tema; anteriores aconteceram em 11 de julho, 4 de julho e 16 maio.

OUTRAS DEMANDAS

As respostas desta reunião serão levadas pela Ahseb ao Ministério Público na próxima segunda, 19, quando ocorrerá nova audiência sobre as demandas relativas ao Planserv.

Outro ponto a ser abordado na audiência será o sistema de agendamento online, assunto que foi tema de reunião solicitada de forma emergencial pelo Planserv à Ahseb em 29 de julho, tendo ocorrido no dia seguinte, 30. O plano sugeriu o adiamento do prazo de implantação final para 1º de setembro, alegando que os usuários precisam ser informados sobre o procedimento bem como os representantes das instituições treinados, o que ainda não foi feito. Há ainda um cronograma de providências que precisa ser cumprido para esta finalização, de acordo com o Planserv/Qualirede.

A Ahseb, representada pelo seu presidente, Mauro Duran Adan, e pela superintendente, Maisa Domenech, também ratificou a necessidade de a integração dos sistemas estar efetivada por completo, ponto já colocado anteriormente. O presidente da Febase, Marcelo Britto, também esteve presente.

TRANSPARÊNCIA

A associação também entregará na audiência segunda, 29, à promotora Rita Tourinho, que acompanha o caso, ofício remetido ao Planserv/Qualirede em resposta ao relatório sobre os demonstrativos de pagamentos e glosas encaminhados à associação pelo plano. A falta de transparência nestes demonstrativos, já externada anteriormente pela Ahseb, foi tratada em reunião realizada no dia 8 de julho, quando foram detalhadas inconsistências, faltas de informações e impactos. Este assunto já vinha sendo colocado pela Ahseb desde o começo das tratativas, em dezembro do ano passado, e ainda não foi contemplado pelo Planserv/Qualirede.

Uma outra demanda trazida à Ahseb pelos prestadores de serviços credenciados ao Planserv voltou a ser tratada por representantes do plano e da Qualirede na audiência do dia 17 de julho no MPE: a exclusão de atendimentos de urgência e emergência do regime de cotas. Uma listagem de códigos de procedimentos foi entregue à promotora pelos representantes da assistência.

Audiência no Ministério Público em 17/07