Notícias

Hospital Santa Izabel realiza primeira cirurgia robótica da Bahia

Geral - 08.04.19

O Hospital Santa Izabel, associado da Ahseb, foi a primeira instituição a realizar uma cirurgia robótica no estado através do robô Da Vinci, o mais utilizado ao redor do mundo. O equipamento, adquirido com o objetivo de realizar procedimentos menos invasivos e com mais precisão, opera em grandes hospitais do país. A primeira cirurgia aconteceu no dia 23 de março.

Ideal para cirurgias que envolvam alto detalhamento anatômico ou realizadas em pequenos espaços e cavidades, o Da Vinci costuma ser utilizado em procedimentos urológicos – caso do HSI, mas também pode prestar assistência em diversos tipos de cirurgias como as da área cardíaca, oncológica, ginecológica, pediátrica, gastroenterológica, na região da cabeça e pescoço.

Maior conforto para o cirurgião, maior nitidez e percepção de profundidade, evitando a necessidade de abrir o abdômen ou tórax do paciente, menos riscos quando comparados a procedimentos mais complexos, cortes menores, tempo de recuperação mais rápido, além da otimização de tempo na realização de procedimentos estão entre os benefícios proporcionados pela utilização do robô.

Ele chega ao Hospital Santa Izabel para servir como uma extensão dos olhos e mãos do cirurgião, permitindo um procedimento menos invasivo, mais preciso e com menor tempo de internação, sendo um avanço tanto para a atuação do médico, quanto para a segurança do paciente. Junto com sua chegada, serão inaugurados três apartamentos especialmente montados para a recuperação dos pacientes, oferecendo mais conforto e comodidade.

“A instalação do Da Vinci faz parte de uma série de ações que a Santa Casa está planejando para o hospital. É uma forma de usar a tecnologia como forma de cuidar melhor do ser humano, que é uma das missões mais importantes da Santa Casa”, destacou o Provedor Roberto Sá Menezes.

A realização da cirurgia robótica é elogiada pelo presidente da Ahseb, Mauro Duran Adan. “Parabenizamos a Santa Casa, através do Hospital Santa Izabel, por mais um processo de inovação e de tecnologia, buscando oferecer o que há de melhor para o usuário, para o baiano. Essa introdução da técnica através a robótica é muito bem vinda ao nosso estado. O Santa Izabel está de parabéns e a Associação de Hospitais muito satisfeita em ter um associado que promova a vanguarda da assistência médica da Bahia”, pontua.

*Com fotos e informações da Assessoria do HSI