Notícias

Hospital Santa Izabel conquista certificação digital internacional

Gestão Saúde - 30.10.19

O Hospital Santa Izabel, associado Ahseb, acaba de conquistar a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7.  A certificação contempla investimentos e soluções tecnológicas com capacidades para melhorar a qualidade e segurança da assistência ao paciente.

Uma das soluções que deu respaldo à certificação envolveu a implantação da checagem eletrônica de medicamentos à beira leito com uso de Personal Digital Assistants (PDAs) e carros móveis com notebooks. O processo amparado pelo uso de dispositivos e sistemas com capacidade de impedir erros e apoiar decisões, desde a prescrição médica até a leitura da pulseira do paciente e do código de barras do medicamento, é considerado pelos especialistas parte fundamental de um processo que envolve maior segurança assistencial. Sobre os investimentos, o provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes, afirma “Estamos sempre investindo em tecnologia da informação e capacitação profissional para qualificar e tornar ainda mais segura a assistência prestada ao paciente do Hospital Santa Izabel”.

Os resultados oriundos das iniciativas digitais refletem na qualidade dos processos, como exemplo, tornou muito mais eficaz e ágil a dupla checagem na administração de medicamentos dos pacientes. O gerente de Tecnologia da Informação da Santa Casa, Carlos Nestor Passos, acrescenta que os investimentos voltados à eliminação do uso do papel no ambiente hospitalar envolveram a capacitação dos profissionais que atuam na assistência. “Esse processo é considerado vital para melhorar a experiência do paciente e garantir mais segurança nos processos”, afirma.

Essas novas soluções tecnológicas e a certificação da (HIMSS) estágio 7 fizeram o associado Ahseb se tornar o oitavo hospital brasileiro a ser reconhecido pela metodologia.