Notícias

Gerenciamento de riscos em instituições de saúde estará em pauta em curso da Ucas

18.05.18

A identificação e a estratificação dos riscos encontrados nas instituições de saúde, sua correção e o planejamento do controle e atenuação de danos são as bases para um ambiente seguro para todos que trafegam nestes locais. O assunto é de grande relevância para a área e será abordado no curso “Gerenciamento de riscos em instituições de saúde” que a Ucas realizará nos dias 24 e 25 de agosto.

A atividade visa capacitar o profissional de saúde em aumentar sua percepção sobre os riscos existentes em seu ambiente de trabalho, bem como estimular a criação de áreas de gerenciamento de riscos em seus estabelecimentos. Ela será ministrada pelo médico, coordenador do Programa Farol de Indicadores de Desempenho do Sindicato dos Hospitais do Rio de Janeiro e avaliador para Acreditação pela metodologia da Joint Commission International (JCI), João de Lucena Gonçalves.

“Os cuidados com a estrutura das instituições de saúde são de responsabilidade de todos os profissionais, pois todo ato de cuidar de um paciente envolve o ambiente de trabalho. Saber o que pode acontecer e como agir frente a uma emergência pode separar um incidente sem danos de um evento adverso fatal”, explica o facilitador, sobre a importância de o profissional estar atualizado sobre o tema.

Maiores informações sobre o curso, conteúdo programático e como se inscrever podem ser obtidos aqui.