Notícias

Dados de procedimentos hospitalares e ambulatoriais são atualizados pela ANS

Geral - 12.11.19

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) atualizou, no início de novembro, os conjuntos de dados “Procedimentos Ambulatoriais por Unidade da Federação (UF)” e “Procedimentos Hospitalares por Unidade da Federação (UF)”, referentes a eventos e procedimentos processados por meio do Padrão de Troca de informações de Saúde Suplementar (TISS).

As informações se referem a todos os atendimentos realizados por planos de saúde, entre janeiro de 2015 e dezembro de 2018.O levantamento atualizado é composto por 2.152.729.124 atendimentos ambulatoriais e 20.613.793 internações hospitalares.

A divulgação dos dados gera inúmeros mais transparência sobre a ação governamental; estímulo ao acompanhamento de políticas públicas; estímulo à melhoria de resultados do governo; melhoria do intercâmbio de informações entre os órgãos e esferas de governo; melhor suporte à tomada de decisão e avaliação pelo cidadão; estímulo à inovação e pesquisa.

“Os dados, além de refletirem a realidade do setor de planos de saúde, facilitam o entendimento e favorecem estudos que serão de extrema importância para a sociedade, favorecendo a cooperação entre todos os setores, inclusive a iniciativa privada, o setor acadêmico e o próprio governo”, ressalta o diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Rodrigo Aguiar.

Os documentos contêm as informações gerais de cada evento de atenção à saúde e arquivos detalhados, com os valores e quantidades de cada um dos procedimentos/itens assistenciais que compõem o evento.