Notícias

Ahseb quer estimular turismo da saúde na Bahia

Notícias Ahseb - 05.10.18

O subsecretário do Turismo na Bahia, Benedito Braga; a superintendente da Ahseb, Maísa Domenech; o secretário do Turismo na Bahia, José Alves; e a vice-presidente da Associação do Turismo de Saúde, Danielle Nogueira.

Com o objetivo de estimular o turismo da saúde na Bahia, a Ahseb planeja desenvolver ações que vinculem os dois setores por meio da oferta de serviços das instituições a pacientes que chegam de outros países ou mesmo de outros locais fora do Estado, e buscam conciliar necessidades de saúde e lazer.

O assunto foi discutido entre a superintendente da Ahseb, Maisa Domenech; o secretário estadual do Turismo, José Alves; o subsecretário Benedito Braga; e a vice-presidente da Associação Mundial do Turismo de Saúde, Danielle Nogueira, durante encontro na Abav Expo Internacional de Turismo, em São Paulo, nos últimos dias 26 a 28 de setembro.

Conforme explicou Domenech, não existe até então no Brasil iniciativas estruturadas com este fim, diferente do que ocorre em outros países mesmo com menor qualificação de rede assistencial.

QUALIFICAÇÃO – Certificadoras internacionais vêm reconhecendo nos últimos anos os serviços de qualidade prestados por instituições de saúde que integram a rede privada na Bahia.

A maioria delas é representada pela Ahseb, que tem como um de seus compromissos contribuir de forma permanente na orientação aos estabelecimentos com vistas à qualidade do segmento de saúde do Estado da Bahia. Para tanto, possui projetos específicos, a exemplo do Acredite – que tem o objetivo de oferecer para os prestadores meios facilitadores para inscrição e implantação do processo de acreditação conforme os requisitos da ONA e ACSA e em condições especiais – entre outros. (saiba mais)

Possui também uma Universidade Corporativa que disponibiliza a tecnologia e o conhecimento dos facilitadores mais experientes do mercado para as instituições investirem diretamente em suas equipes e gerar satisfação para seus times e clientes externos, capacitando-os e atualizando-os sobre temáticas contemporâneas e recentes do setor (saiba mais).

Muitas instituições associadas à Ahseb já têm padrões e práticas reconhecidas como de excelência por entidades dos Estados Unidos e Canadá que são referências para o setor. Áreas como segurança do paciente, práticas laboratoriais e de tecnologia no cuidado do paciente estão entre os destaques. Entre as certificadoras responsáveis por selos e acreditações destes estabelecimentos baianos estão, por exemplo, a canadense QMentum International IQG, aplicada em mais de 30 países, que orienta e monitora os padrões de alta performance em qualidade e segurança, além de utilizar critérios validados mundialmente.

Há hospitais e clínicas que possuem certificado junto ao QOPI, Programa de Certificação da Iniciativa de Prática Oncológica de Qualidade, da Sociedade Oncológica Americana, dos Estados Unidos. E também, certificado junto ao Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) e ao seu modelo Electronic Medical Record (EMRAM).

Segundo Mauro Duran Adan, presidente da Ahseb, estas certificações só atestam o quanto o setor na Bahia está equipado e preparado para prestar uma assistência de ponta ao paciente de qualquer lugar do mundo. “Mostram a competitividade de nosso Estado e a total competência para prestar a assistência com o que há de melhor em práticas que buscam o cuidado do paciente. Isso só engrandece o mercado”

DADOS – Estima-se que 3% da população mundial viajará, internacionalmente, para cuidados de saúde e tratamentos médicos, segundo dados do Visa and Oxford Economics. O turismo de saúde movimenta US$ 439 bilhões/ano, com perspectiva de 25% de crescimento para a próxima década.

Entre os procedimentos mais procurados por esses turistas – que gastam em média entre 3,5 mil e 5 mil dólares por visita – estão cirurgias plásticas, cardiológicas, oftalmológicas e de redução do estômago. Além disso, também há demanda por tratamentos nas áreas de oncologia, cardiologia e de reprodução assistida; check-ups e tratamentos variados.