Notícias Sem categoria

Ahseb inicia processos para implantar turismo de saúde na Bahia

Notícias Ahseb - Sem categoria - 25.11.18

Assinatura do protocolo de colaboração/Foto Edson Ruiz

Um protocolo de intenções entre a Associação de Hospitais e Serviços de Saúde da Bahia (Ahseb), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) foi assinado na última quinta, 23, durante abertura oficial do seminário “O futuro da sáude no Brasil: para onde caminham as instituições de saúde?”, promovido pela Ahseb, no Mundo Plaza Business Center, Caminho das Árvores. O objetivo é a colaboração mútua visando ao desenvolvimento de condições institucionais para implantação do turismo de saúde no Estado.

No ato, assinaram o termo o presidente da Ahseb, Mauro Duran Adan; a diretora geral da rede hospitalar da Sesab, Tereza Paim, representando o secretário, Fábio Vilas Boas; e o secretário do Turismo, José Alves Peixoto Júnior. De acordo com Mauro Duran Adan, a Bahia está preparada para receber demandas de saúde de qualquer localidade do mundo. O cardápio de serviços que será oferecido é de qualidade e tem credibilidade mundial, inclusive com certificações reconhecidas internacionalmente. As certifcações mostram a competitividade de nosso Estado e a total competência para prestar a assistência com o que há de melhor em práticas que buscam o cuidado do paciente. Isso só engrandece o mercado”, afirma.

O secretário de Turismo, José Alves Peixoto Júnior, acredita que a segmentação do mercado trará muitos investimentos. “Vamos olhar para essas pessoas que procuram tratamento de saúde no Estado e desejam também conhecer seus atrativos. O ambiente é propício para a expansão”, disse o secretário acrescentando que faltam pequenos ajustes na hotelaria, serviços de locomoção, alimentação e entretenimento, e que a articulação entre os setores já vem sendo feita para avançar e estabelecer meta de crescimento da Bahia como destino de saúde. Tereza Paim destacou também o investimento da Sesab em políticas públicas e na capacitação dos gestores públicos para gerir essas políticas.

Danielle Nogueira, CEO da Alianza Global Healthcare, apresentou dados relativos à atividade no mundo durante seminário: boas perspectivas para os estabelecimentos da Bahia. Foto de Edson Ruiz

 

Mauro Duran Adan, presidente da Ahseb; Danielle Nogueira, CEO e fundadora da Alianza Global Healthcare e vice-presidente da Associação Mundial de Turismo de Saúde; Maisa Domenech, superintendente da Ahseb no seminário “O futuro da saúde no Brasil: para onde caminham as instituições de saúde?”. Foto de Edson Ruiz

Um momento específico do seminário foi destinado para tratar desse tema: a palestra “Turismo da Saúde: oportunidade de mercado para as instituições prestadoras de serviço”, proferida pela CEO e fundadora da Alianza Global Health Care e vice-presidente da Associação Mundial de Turismo da Saúde, Danielle Nogueira. A palestrante apresentou dados que mostraram as principais rotas feitas por turistas estrangeiros para tratar da saúde e, em concomitância, fazer turismo – o que movimenta cerca de 11 milhões de pessoas e apresenta um crescimento anual de 25%, movimentando 429 bilhões de dólares por ano. Em gráficos e tabelas, Nogueira apresentou as principais motivações de um paciente estrangeiro em se deslocar de seu país para buscar tratamento em outro, tais como a redução dos custos e a oferta do serviço com reconhecimento. O presidente da Ahseb e o secretário de Turismo também compuseram a mesa e fizeram colocações.

Reunião com trade turístico discutiu implantação do segmento na Bahia

Na sexta, 23,  dia seguinte ao evento da Ahseb que reuniu gestores e profissionais que atuam na rede privada de saúde, a implantação do turismo de saúde na Bahia foi tratada com representantes do trade turístico, em encontro articulado pela secretaria de turismo e com a participação da Ahseb: Mauro Duran Adan, presidente; a superintendente, Maisa Domenech e Danielle Nogueira. Participaram também o presidente da Abrasel, Júlio Calado, o vice-presidente da Câmara de Turismo Baía de Todos os Santos, Moyses Cafezeiro, o diretor da Business Travel Agency, Carlos Murílio, o diretor comercial da Salvatur, Mateus Sena, a estudante de turismo, Gardenia Rocha e o superintendente de Serviços Turísticos, Jorge Ávila. O secretário, José Alves, abriu o momento e colocou a intenção de se discutir os caminhos para viabilizar da implantação do segmento no Estado. O mesmo tema foi tratado também dias antes, em sessão do Contur, Conselho de Turismo da Bahia, ocorrida dia 20/11, quando Adan fez exposição.

Participação no Contur/ Foto Ascom/Setur